Powered By Blogger

8 de jun. de 2010

Amamentação

 
 
 
Posição adequada e cuidados com as mamas podem garantir o sucesso da amamentação

São incontestáveis os benefícios da amamentação para o bebê. O leite materno deve ser a única fonte de alimento para a criança até os seis meses de vida. Na teoria parece óbvio e fácil seguir essa lei natural, mas muitas mães ficam frustradas quando encontram dificuldades ou realmente ficam impedidas de amamentar.

Um dos erros mais freqüentes e que podem trazer conseqüências desastrosas é a falta de informação sobre os procedimentos corretos no ato de amamentar. Não é ironia dizer que a mãe precisa aprender como amamentar seu filho. De fato existem posições e ações e trazem mais conforto para a mãe e para o bebê. O conforto da mãe é fator crítico para o sucesso da amamentação.

Veja algumas recomendações para que a mãe amamente sem desconfortos:

Posição correta da amamentação
O corpo do bebê deve estar voltado para o corpo da mãe (barriga com barriga). A mãe precisa ajudar a criança a pegar corretamente o seio. Algumas vezes, a mãe precisa estimular o reflexo de busca, tocando a boca do bebê com o mamilo. Ao abrir bem a boca, ela deve, com um movimento rápido, aproximar o bebê da mama para que ele abocanhe não apenas o mamilo, mas também boa parte da aréola (parte escura da mama). O posicionamento correto da criança ao seio e a disponibilização de uma área suficiente de mama na sua boca são importantes para garantir uma boa sucção e para impedir a maceração das mamas, o surgimento de rachaduras ou seu ingurgitamento (endurecimento da mama devido ao inchaço e ao excesso de leite).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem seus comentários!!!

bjimmmm.